Placa Preta

Os veículos automotores tiveram um grande crescimento a partir do início do século XX. Como envolvia a segurança das pessoas, ...

os Governos logo começaram a fazer diversas exigências para seu uso, tanto dos proprietários como dos fabricantes. Cada vez mais exigentes, passaram também considerar os impactos dos veículos no meio ambiente.
 
Os veículos antigos viraram um testemunho da evolução tecnológica, artística e social da sociedade contemporânea. Mas não basta a exposição em Museus, eles têm movimento próprio, como poucas invenções humanas. Com isso, os modelos mais antigos, ao rodarem, não têm como se adequaremàs modernas normas de segurança e preservação do meio ambiente.
 
Visando preservar o direito de circular com esses veículos, aliado a preservação de sua originalidade, a FBVA iniciou gestões junto ao Governo Federal que levaram a elaboração de normas com esse objetivo.
 
O Certificado de Originalidade surgiu então em 1998.
 
Um veículo com mais de 30 anos de fabricação e originalidade, tem requisitos para tentar sua obtenção.
 
A partir de uma vistoria feita no veículo candidato por um Clube de Veículos Antigos autorizado, a Autoridade Nacional de Trânsito (DENATRAN) homologa a aprovação, que leva à emissão do Certificado de Originalidade (CO). Ao ser apresentado ao órgão estadual de trânsito (DETRANs) possibilita a confecção do CRV como Veículo de Coleção e a colocação de Placas Pretas.
 
Na prática, este CO atesta que o veículo tem alto grau de originalidade e pertence a uma coleção (a coleção é do Clube ao qual é afiliado), e tem isenções para a vistoria de gases e equipamentos de segurança pelos órgãos públicos de vistoria veicular (Portaria no 56 de 1998, DENATRAN). No Estado do Rio de Janeiro também tem isenção da Taxa de Vistoria – a parte tributária varia com as legislações estaduais.
 
Além dessas vantagens legais, está começando uma tendência de vários encontros e exposição de carros antigos restringirem a participação a veículos de Placa Preta, devido a grandes modificações que tem sido feitas em veículos antigos. Portanto a Placa Preta é uma certificação de fácil reconhecimento, tanto às entidades fiscalizadoras governamentais, quanto a todos ligados ao antigomobilismo.
 
Nosso Clube é filiado a FBVA e expede Certificados de Originalidade desde 2012. Neste site o sócio encontra as mais variadas informações de como obter o C.O.
 
Veja mais em: DOCUMENTOS.
 
Solicite o Certificado de Originalidade para o seu veículo antigo do Acervo do NCVA clicando aqui. (somente sócios e conectados)
 
Diretoria Técnica – janeiro de 2016

Anúncios